Corel eu te amo

domingo, 12 de junho de 2011

Corel multitoques para Windows 7

TouchSmart
TouchSmart, da HP: um modelo com tela multitoques deve chegar com o Windows 7
O Corel Digital Studio deverá ser vendido no Brasil pré-instalado em micros com tela multitoques.
O pacote da Corel terá funções de criação de DVDs, edição de vídeo, fotos e áudio. Vai explorar o suporte a telas multitoques, uma das novidades do Windows 7. Como no iPhone, quem tiver um PC com tela sensível poderá usar os dedos para manusear imagens e comandar o aplicativo.
A Microsoft também tem um pacote para tela multitoques, o Touch Pack. Fazem parte dele três aplicativos e três joguinhos, todos feitos para uso com tela sensível.
Os tablet PC, que possuem tela sensível ao toque, estão no mercado há anos e nunca fizeram muito sucesso. No entanto, o iPhone trouxe uma maneira nova de usar esse tipo de interface, aposentando a velha canetinha e permitindo que o sistema seja comandado com os dedos. A Microsoft tenta embarcar no sucesso do smartphone da Apple oferecendo esse recurso no Windows 7. É algo que os Macintosh ainda não possuem. É, também, um raro recurso realmente novo que o Windows 7 traz.

Mas esse tipo de interface não vai se popularizar rapidamente. Para começar, quase tudo que pode ser feito na tela sensível ao toque pode, também, ser realizado com o mouse. Além disso, micros com tela sensível são caros. O HP TouchSmart, o modelo mais conhecido no Brasil, custa cerca de 5 mil reais. O TouchSmart atual reconhece apenas um toque por vez. Mas é provável que a HP apresente um novo modelo, capaz de aceitar múltiplos toques, quando o Windows 7 começar a ser vendido, no dia 22 de outubro. A Positivo, que lidera o mercado brasileiro de PCs, também está desenvolvendo um produto desse tipo.
Nos Estados Unidos, os institutos de pesquisa estimam que entre 5% e 10% dos micros vendidos em 2010 terão tela sensível ao toque. Não há estimativas para o mercado brasileiro, mas meu palpite é que esses PCs não serão mais de 1% das unidades vendidas em 2010. Isso não significa, é claro, que não poderão ter mais sucesso a longo prazo. As vendas deverão crescer quando houver mais aplicativos apropriados e os preços caírem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário